As primeiras leituras de 2021 (ou as primeiras decepções)

Como resolvi ressuscitar isso daqui após uma longa pausa (e uma breve passagem no tumblr), nada melhor do que falar das minhas primeiras leituras em 2021!!! *u

Pois então… Esse ano não está sendo um ano com tempo para ler, por isso estou pegando apenas livros em que estou realmente a fim de ler, mas isso não quer dizer que foram apenas leituras incríveis (principalmente, quanto as primeiras)…

Então, bora falar um pouquinho de cada uma:

1. Corrente de ouro: Eu estava com saudade de ler algo da Cassandra Clare, talvez por isso, o começo foi muito legal, mas chegou em um momento em que a história não andava e ficou tudo um pouco repetitivo. Tudo parecia bobo? Fácil? Mal explicado? Meio solto? Sei lá. Só sei que no final tudo voltou aos trilhos, mas o ~estrago já tinha sido feito, por isso, dei 4 estrelas, até porque, se eu leio Cassandra Clare, não busco o maior e melhor livro do mundo, quero briga familiar, cu doce, poderzinhos, mortes inesperadas e etc, rs.

2. Flores para Algernon: Esse livro foi uma leitura muito diferente, a ideia foi muito interessante e a leitura foi muito rápida. Só que duas coisas me incomodaram: a primeira é o protagonista, que não era um dos mais carismáticos, o que fica mais difícil quando vemos a história a partir de seu ponto de vista, sabe? Eu não me conectei a ele, o que fez com que o livro perdesse toda sua carga emocional e o que nos leva para o segundo motivo: sem drama. Eu gosto de drama, cenas icônicas, profundidade e esse livro não foi o suficiente pra mim, ele não me tocou. O problema até pode ser sido eu, mas… não todo.

3. Floresta é o nome do mundo: Esse é o terceiro livro da Úrsula que leio (os outros foram Os Despossuídos e A mão esquerda da escuridão) e Floresta é o nome do mundo se assemelha aos seus anteriores: poderia ser melhor, mas mesmo assim gostei pela discussão. Floresta pode ser resumido como a mistura de Avatar de James Cameron com Planeta dos Macacos. Acho interessante tratar do tema ambiental, da exploração desenfreada e da necessidade da coletividade, mas foi chato… Mesmo assim, não desisti de Úrsula! Ano que vem pretendo ler A Curva do Sonho.

4. Um mistério do Caribe: A minha primeira decepção com a Agatha Christie… Eu já tinha visto gente dizer que a Miss Marple não era sua detetive favorita, mas o que eu já tinha lido dela eu tinha gostado, então não esperava por isso. No entanto, devo ser justo, o problema não era da detetive, era do caso mesmo, não era nada interessante ou curioso, os personagens todos bem qualquer coisa e em nada mudava a história por ela se passar no Caribe. Deveriam mudar o título para Um mistério de qualquer lugar, não importa onde. Beijos, Agatha. Espero que não me decepcione mais, hein, rsrsrsrsrsrs.



O que estes quatro livros possuem em comum é que poderiam ser tão, mas tão melhores (ao meu gosto é claro). Cabe ressaltar que, mesmo assim eu indico a leitura de TODOS para QUALQUER UM! (Talvez não de Um Mistério do Caribe, tem livros beeeeem melhores da Agatha).

5. Meninas Selvagens: Quem me convenceu a ler esse livro foi a Tamirez do Resenhando Sonhos e valeu a pena! É um livro estranho, misterioso e que li muito rapidinho. MAS se eu criasse uma listinha de “OBRAS QUE ERAM MAIS LEGAIS QUANDO EU NÃO SABIA NADA NO COMEÇO”, esse livro estaria lá… junto com Attack on Titan, por exemplo! Não que o final em si seja ruim, mas quando tudo foi se encaixando, o que formava era um plano de fundo apenas okay. Mesmo assim, indico a leitura! E VEJAM O VÍDEO DA TAMIREZ ANTES!

6. A Grande Caçada:  Após ser bombardeado com diversos LEIAM A RODA DO TEMPO pelo Alec do UB, li o primeiro livro e gostei, depois a Tamirez do Resenhando Sonhos (sim, ela voltou), junto com a Gi e a Jess fizeram um projeto pra ler A Roda do Tempo, então, decidi que era hora de ler essa continuação e, galera, vamos combinar ELE SERVIU. O começo foi bem… O Olho do Mundo, o Rand sendo qualquer coisa, eles andando, eles fugindo, eles cavalgando, até que elas, as primeiristas de Hogwarts Torre Branca pegaram a história e disseram “DEIXA EU MOSTRAR COMO QUE FAZ” e salvaram o livro, foi isso que aconteceu. O rolê final foi muito interessante, não esperava que iria por esse caminho, parando agora pra pensar, tinha até um vibe da Trilogia do Império (LEIAM).

7. O Nariz: Recebi minhas edições da Antofágica e fiquei com fogo no rabo vontade de ler mais edições dessa editora, já que são maravilhosas! Mas, me impus uma regra de SÓ COMPRAR EDIÇÕES DE LIVROS QUE GOSTEI MUITO, pra isso decidir ler pelo KU. Resultado: agradeci que me impus essa regra porque não entendi nada no livro e não iria comprar mas é nunca. Terminei a leitura pensando: será se sou burro? A resposta é s–.

8. É assim que se perde a guerra do tempo: Comecei essa leitura assim: ????????, terminei tentando decidir o tanto que gostei, porque vejamos: o livro é um romance e eu não estava interessado com o romance!!!!! O plano de fundo de ser uma guerra do tempo, dimensões, universos paralelos, inimigos, era muuuuuito mais interessante. Mas, mesmo assim, eu curti toda da melação, rs. É um livro diferente, nem todos irão gostar, mas curti a leitura. 3 estrelas. (Gente, tinha tanta coisa pra falar dele, mas não sei o que dizer e tbm não quero me alongar aqui).

(Engraçado que É assim que se perde a guerra do tempo e Meninas Selvagens não foram as melhores leituras, mas fiquei tão satisfeito em ter lido… Acho que foram leituras bem diferentes das que vinha tendo, por isso).

Então, é só isso mesmo!!!! Volte sempre... (não sei como finalizar isso, só peguei 2 posts que tinha feito no tumblr e juntei...).


0 Comments: