Capítulo 1: Gótico Mexicano | Em busca do suspense do ano

Então... depois de MUITO tempo finalmente terminei de ler Gótico Mexicano e, após pouca reflexão, posso resumir esse livro como Mia Colucci (a do RBD) visita a Casa Monstro ou Get Out! tendo mexicanas ricas como vítimas, rsrsrsrsrsrsrsrs



Vamos ao resumo que nada entrega: Noemí Taboada, a rica famosinha da Cidade do México, recebe a missão de ir visitar sua prima Catalina, que se casou recentemente e foi morar na roça numa mansão mofada com gente estranha, para averiguar a estranha carta que ela enviou, que fala sobre fantasmas... Assim, durante todo o livro, acompanhamos a estadia de Noemí nessa estranha mansão, que tem um passado bem cruel.


Insta ressaltar, que esse livro tem vários gatilhos (estupro, violência, racismo) e cenas grotestas, então, se você foge de histórias com esse tema, nem tenta... Até porque, o livro melhora quando toda essa mutreta acontece...


Enquanto lia, Gótico Mexicano me lembrou "O papel de parede amarelo", já que explora aquele plot da ~mulher depressiva e louca e também "Eu estou pensando em acabar com tudo" e "Meninas selvagens", pela duplinha gore + suspense.


Mas o melhor que esse livro proporcionou é a protagonista. Noemí é muito interessante de acompanhar, sabe quando a personagem é ativa e ao mesmo tempo não é inconsequente?  (o pisão na Clary).


Como ponto negativo, eu tenho que dizer que o livro demora a acontecer. Todo o terror psicológico e de confinamento poderia ter sido mais explorado e menos repetitivo... Mesmo que tenham cenas em que você fica aflito e pensando QUE QUE TA ACONTECENDO?????????, dava para subir o nível.


E, enquanto Noemí era interessante de se acompanhar, todos os outros personagens eram tediosos, já que eram incessantemente REPETITIVOS!!! E o que dizer de Catalina e, principalmente, Francis?? Carisma zero... Não sei como chegou aonde chegou...


Além disso, esperava que o livro teria um ar mais anticolonialista e antiracista (?????), chega até ter uma discussão sobre isso no começo, mas ela é ignorada (queria mais militância sim!!!). Acho que não vi o suficiente do "mexicano" do título na história...


O final também não me satisfez. As "regras" que a história trouxe, pareciam que a todo momento eram quebradas para que o final pudesse se resolver de forma mais fácil... e foi, de forma bem previsível, diga-se de passagem. Não sei como pessoas tiveram suas "cabeças explodidas" com esse livro.


Gótico Mexicano não entregou aquilo que eu esperava, mas não acho que seja um livro ruim, para quem está procurando um livro desse tipo para seu primeiro contato, pode ser uma boa escolha... Por todo exposto, portanto, que minha nota final foram 3 estrelas (sendo que cogitei dar 2 em alguns momentos).


Então, acredito que ficou bem claro que o livro não fez o requisito para ser um bom suspense, logo, a busca pelo suspense do ano continua.

0 Comments: